Importância do marketing no mercado de arquitetura e decoração

Importância do marketing no mercado de arquitetura e decoração

Enio
Carvalho

Consultor de Marketing

O planejamento de marketing é uma etapa fundamental no mundo dos negócios, podendo ser a peça chave para o sucesso e/ou crescimento de uma empresa. A partir das estratégias de marketing, o profissional de decoração pode direcionar recursos, delimitar seu público-alvo e consolidar a sua marca. “No mercado de decoração, a marca do
profissional, muitas vezes, é o seu próprio nome. E para construí-la, levam-se muitos anos”, explica o consultor de marketing, Enio Carvalho. Ele destaca que os profissionais dessas áreas precisam ter em mente que as ações de fortalecimento de sua marca devem ser voltadas para o mercado como um todo, e não ficar restritas apenas a grupos
fechados. “Como em todo negócio, o jogo muda e, com ele, as estratégias e os jogadores precisam se adaptar também”, afirma Enio.

Atualmente, um dos grandes empecilhos para o investimento programado em marketing está na confusão que muitos profissionais fazem entre os conceitos de marketing e de propaganda. “A propaganda é uma pequena parcela do marketing. Fazer marketing é buscar entender o cliente e suas necessidades, para atendê-lo melhor. A propaganda é apenas saber usar bem as ferramentas, para comunicar de forma diferenciada e eficiente”, conta o profissional.

Um exemplo de estratégia está no marketing digital. As estatísticas apontam que a grande maioria dos brasileiros fazem pesquisas na internet antes de adquirir produtos e serviços. Existe um mercado consumidor que está online, navegando, buscando informações e fazendo escolhas a partir daquele cenário. E se o profissional não estiver investindo em marketing digital, por exemplo, estará um passo atrás da concorrência. “Mas o cenário virtual deve estar extremamente conectado com o real, o primeiro por si só não faz milagre, ele é um facilitador. Sem o contato visual e de tato fino, sem os esclarecimentos que se fazem necessários, sem a venda da experiência, do encantamento, não tem como garantir fidelização e sustentabilidade”, cita.

Na avaliação de Enio Carvalho, os profissionais de arquitetura e decoração da Bahia precisam avançar bastante nesse quesito. “O desconhecimento dos profissionais, lojistas e fornecedores acerca das diferenças entre marketing e publicidade acaba contribuindo para a deficiência nessas áreas em nosso estado. Fazer o que o cliente quer é uma obrigação do profissional, mas será que ele sabe mesmo o que o cliente quer?”, questiona o consultor. Ele pontua que para os lojistas, por exemplo, é fundamental investir em pesquisas, para compreender a real demanda do mercado.

“Pouquíssimos lojistas fazem pesquisas, até onde sei. A grande maioria não possui um plano de marketing em suas empresas e acabam caindo no achismo. E por isso mesmo avaliam mal seus esforços mercadológicos, via de regra,
julgando errado a eficiência ou eficácia deles. Temos um exemplo claro, com o nosso Anuário de Arquitetura e Decoração. Apesar de ser uma publicação estratégica, que vai chegar às mãos de consumidores qualificados, poucos lojistas nos procuram para anunciar. Sempre somos nós que corremos atrás desse público”, afirma Enio.

Com as boas projeções para o setor imobiliário baiano em 2019, o momento mostra-se ideal para os profissionais do ramo de decoração e arquitetura começarem a planejar ações de marketing. “É bem provável que no próximo ano tenhamos de volta aqueles consumidores que andavam desconfiados e desinteressados. Acredito que teremos boas
novidades na construção civil”, sinaliza Enio. Ele pontua que a programação ordenada das ações pode garantir a conquista de novos clientes. “O planejamento de marketing vai indicar os caminhos que a empresa deverá seguir. É preciso abrir a mente e aprender a utilizar as ferramentas do marketing, para alavancar os negócios, disseminar,
fortalecer e solidificar sua marca”, conta.

Para Enio, o Anuário de Arquitetura e Decoração se insere nesse contexto justamente por ser uma ferramenta eficiente de divulgação do que o mercado possui de melhor em serviços e produtos e de fidelização das marcas, que estão sendo vistas por milhares de pessoas. “Nós levamos boas propostas e projetos de profissionais, lojistas e fornecedores às mãos dos clientes certos. Divulgamos esse público de forma eficaz, pois somos hoje uma vitrine do que o mercado precisa e do que o cliente busca”, finaliza.