O termo retrofuturismo define uma tendência que mistura influências retrô com conceitos porvindouros. O resultado é uma estética diferenciada que combina passado e futuro, onde a nostalgia e o progresso tecnológico convivem em harmonia. A aplicação retrofuturista na área de arquitetura e design de interiores traz soluções inspiradas na visão que se tem do futuro e enaltece os profissionais marcados por apresentar uma importante característica: a imaginação fértil.
O design retrofuturista inspira todos os tipos de arte. Ele está presente em filmes, fotografias, séries, desenhos, literatura, moda e até na música. Como é possível viabilizar isso? Basta reunir características desses dois mundos em um mesmo trabalho. O profissional precisa apenas reinventar o presente a partir do olhar sobre o passado e das perspectivas sobre o futuro. Esse tipo de design é ideal para quem se sente atraído pelas referências desses dois momentos distintos.
Retrofuturismo na Arquitetura e no Design de Interiores
A decoração com estilo retrô remete aos elementos que conquistaram destaque nas décadas de 50, 60 e até 70. Esse conceito traz uma imensa riqueza de materiais, cores e texturas. As cores vivas, linhas orgânicas, papeis de parede e iluminação indireta são marcas desse modelo. E se você juntar a isso as formas abstratas, geométricas ou os florais, o conceito fica ainda mais completo. E de textura, dá para apostar sem medo no vinil, plástico e veludo.
O desafio e justamente resgatar esses elementos e fazer uma releitura deles, a fim de que transmitam a ideia de avanço tecnológico, mas sem perder a nostalgia. Essa sensação também pode ser despertada com a inclusão de itens tecnológicos no visual retrô. Por exemplo, conjugar a instalação de uma assistente virtual sobre uma vitrola dos anos 70. Outra possibilidade é apostar na criação de móveis inspirados na década de 50, mas que sejam fabricados com energia renovável. E que tal produzir o design para um quadro retrô por meio da Inteligência Artificial?
3 Dicas para se inspirar
Já deu para saborear um pouco do gostinho da nostalgia misturada com a tecnologia nas linhas anteriores. E aqui agora vamos trazer três dicas para despertar a criatividade retrofuturista que pode estar adormecida em você. Então confira e se inspire:
- Elementos gráficos que representem o passado é uma forma simples de incorporar o design retrofuturista na decoração. Dá para incorporar no estilo retrô um belíssimo quadro com elementos tecnológicos avançados, imagens criadas por IA, naves espaciais etc.
- Nos objetos decorativos ou no projeto arquitetônico, você pode apostar nos metálicos, concreto armado, aço e/ou vidro. Pode também pensar em elementos que tragam a ideia de movimento e velocidade, a exemplo das sobreposições de imagens repetidas.
- O segredo é não perder de vista a funcionalidade. Portanto, no design retrofuturista, vale abusar da criatividade nessa mistura de referências, mas tudo deve fazer sentido para o presente, para o dia a dia, estilo de vida e rotina do cliente. Aqui, vale o princípio de respeitar sempre a experiência do usuário.