Conteúdo A|D

2019: Sinergia e interlocução dão tom ao balanco positivo

O ano de 2019 se mostrou um período de retomada para a economia brasileira e, consequentemente, para o mercado imobiliário e da construção civil. Após um grande período de retração, podemos celebrar um novo ciclo, como fortalecimento do ambiente de negócios que se anuncia mais propício para o investimento e crescimento na Bahia.

Um dos grandes destaques do período é a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB),que alcançou a maior média dos últimos cinco anos, com um crescimento de 0,4%. Deste indicador, cerca de 70% corresponde à indústria da construção, o que significa um aumento de 2% em relação ao ano passado. Esses números também significam mais atenção e investimento para o mercado imobiliário e um aumento na geração de empregos.

Dados da Fundação Getúlio Vargas mostraram que investimentos de R$ 1 milhão na construção rendem cerca de oito empregos diretos, além de uma renda de quase metade deste valor. Se considerarmos a geração indireta, os números sobem para 11 empregos e renda de R$772mil. Um ponto positivo que também vem contribuindo com o fortalecimento do mercado é a baixa de taxas importantes, a exemplo da Selic que alcançou o menor índice da história– de 5% - e com previsão de chegar em 4,5%até dezembro, a taxa básica de juros dá um importante impulso na hora de investirem um imóvel.

A aprovação da Reforma da Previdência e o avançar da Reforma Tributária nos trazem a expectativa de que ocorra uma desoneração na folha de pagamento das empresas,incentivando ainda mais novas contratações,geração de emprego e renda. A PEC 188/2019,conhecida como Pacto Federativo, também fortalece o crescimento econômico do país.Se aprovada, contribuirá com a unificação dos gastos e favorecendo uma melhor gestão dos recursos.

Diante de um cenário tão positivo, nós, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA),seguimos trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso mercado dentro do estado através de iniciativas com órgãos públicos e empresas que podem contribuir positivamente com a nossa economia.

Além de parcerias com instituições financeiras para obter as melhores condições aos nossos associados, atuamos junto à Prefeitura e ao Governo do Estado em ações como a implantação do IPTU Verde. Também possuímos um extenso calendário de atividades que ajudam a aquecer o mercado,como a Feira da Casa Própria, que aconteceu em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Fórum de Sustentabilidade e o Prêmio Ademi. Este, há mais de vinte anos reconhecendo e fortalecendo as grandes construtoras do nosso estado. Sempre na vanguarda, lançamos a categoria Inovação Acadêmica em 2018, que aproximou o setor das universidades, trazendo soluções inovadoras e tecnológicas para o nosso mercado.

Na programação anual, dois eventos tradicionais se destacam: o Salão Imobiliário– que reúne os principais lançamentos dos nossos associados, em grandes condições de pagamento para quem quer investir em imóveis residenciais, comerciais ou lotes; e a Convenção Anual, que traz grandes nomes do setor imobiliário em um final de semana que mescla política, mercado e comportamento.

Todas essas iniciativas são reflexo do nosso trabalho e na crença do poder do associativismo, que fortalece todo o setor,incentivando lançamentos, aumentando a confiança do mercado e a sensação de segurança e bem-estar econômico.