Conteúdo A|D

Sera que uma imagem vale mais que mil palavras?

Será que o que dizem por aí é verdade?

Será que uma imagem vale mais que mil palavras?

Penso que, para uma imagem ter real poder de comunicação, é necessário: fotógrafo experiente, equipamento certo, ângulo correto, hora exata, e talento!

No caso da fotografia de arquitetura não basta conhecer bem o projeto, o fotógrafo precisa estar presente no ambiente usando todos os seus sentidos.

Nada conseguirá recriar a atmosfera imaginada pelo arquiteto ou pelo designer de interiores, pois tentar transmitir em duas dimensões um ambiente tridimensional e multissensorial é tarefa impossível. Mas uma boa fotografia de arquitetura é o mais perto que podemos chegar.

Um fotógrafo especializado em fotografia de arquitetura conseguirá fazer com que você passeie pelo projeto que ele está fotografando, que vivencie – ao menos um pouco – os ambientes desse projeto. Um bom fotógrafo especializado em fotografia de arquitetura conseguirá criar em você o desejo de estar naquele lugar.

Escolher os melhores ângulos, o enquadramento ideal, avaliar a proporção do projeto no conjunto,equilibrar as luzes para chamar a atenção de determinado ponto de um ambiente, tudo isso são elementos fundamentais para o sucesso de uma imagem.

Conhecer bem o trabalho do arquiteto ajuda o fotógrafo a entender melhor o projeto a registrar,a sintetizar nas imagens o seu espírito criador e a captar o máximo possível a intenção original. Tudo isso ajuda. Mas imprescindível mesmo é o olhar profissional do fotógrafo na hora de registrar o projeto do arquiteto, que é, ao fim e ao cabo, o que fará toda a diferença na hora do julgamento dessas imagens no Prêmio A|D.