Apresentação

 


thiago araujo anuario de arquitetura e decoracao18 anos!!! O A/D alcança a maioridade e temos que comemorar essa data, diante de um ano bastante difícil. Não poderia começar a escrever nada antes de agradecer. Agradecer a todos os nossos clientes e parceiros que acreditam no nosso projeto, que tem um propósito específico de proporcionar relacionamentos. Formamos um laço entre quem precisa de todo o conteúdo composto nos nossos exemplares físicos e nos nossos canais digitais, e quem tem a oferecer esse conteúdo na forma de serviços prestados e/ou produtos oferecidos. São benefícios mútuos.
Quando em 2016 eu deixava o ramo de construção civil e iniciava essa minha caminhada na MKT Consult, legado deixado por meu pai, a primeira coisa que me veio a cabeça foi a seguinte pergunta: o que as pessoas pensam dos projetos da MKT? O que as pessoas, sejam clientes, parceiros, fornecedores, leitores, público final pensam do A/D? O que pode ser melhorado? E mais, o que nossa equipe interna acredita que possa ser melhorado no projeto?
E assim iniciei minha própria pesquisa de mercado, dialogando com todos e absorvendo muitas informações. Houveram críticas, recomendações, ideias, enfim, foi uma rica consultoria que me foi proporcionada para manter o que sempre foi bom, o que é diferencial do projeto, mas também o que precisava ser modificado ou implementado.
Queria brevemente pontuar algumas pessoas fundamentais nessa minha caminhada, espero não ser injusto e esquecer de ninguém, porque foram muitas conversas nesses quase 5 anos. Agradeço ao amigo Lon da Tidelli, que sempre acreditou no nosso projeto e nos apoiou de todas as formas. Agradeço a Marisa Mancuso da Emporio Magma, pelos conselhos, pelo incentivo e por compartilhar um pouco de sua história quando começou a atuar nesse mercado. Agradeço ao amigo Victor Andrade da Tria Galeria, por inúmeras conversas sobre inovações e conteúdo. As duas últimas belíssimas capas tem a sua contribuição.
Não posso seguir sem agradecer a nossa equipe, principalmente a Jil Sales, nosso grande “arquiteto”, assim eu classifico ele, pois consegue dar forma a tudo o que nos propomos a fazer. A meu pai Enio, minha eterna gratidão, por acreditar na minha capacidade de conduzir os projetos da MKT, que tanto contribuiu e ainda tem a contribuir para o mercado baiano. Esse sempre me cobrou muito a fazer com excelência e ainda é o meu conselheiro.
Esse ano foi extremamente desafiador, não preciso aqui ficar enriquecendo de detalhes que todos já sabem. Cada um teve a sua dor e os seus méritos, alguns infelizmente sucumbiram. O que para mim fica como lição é a capacidade que tive de aprender a ter resiliência e criatividade, mais do que nunca. Faça seu máximo, não fique olhando para os lados, não julgue, cuide da sua caminhada e tente melhorar sempre. Quando for observar o outro, que seja para aprender, e não para criticar. Se tem alguém colhendo mais frutos, certamente está fazendo algo melhor que você. Então se mova, planeja, saia da sua zona de conforto. No final, você sempre será recompensado por isso. Seja honesto e transparente, as pessoas valorizam isso. E defenda seu negócio com unhas e dentes, se ele é bom, vai dar certo! O sucesso nem sempre chega a galope, mas seja resiliente, ele um dia chega.
Falando um pouco sobre o A/D. Temos três pilares de sustentação: um livro capa dura, repleto deboas referências em arquitetura e decoração, que distribuímos a quem precisa utilizar dele para construir, reformar e decorar seus imóveis. Nossos canais digitais vêm se fortalecendo a cada ano, na edição passada fomos pioneiros em fazer o Tour Virtual de alguns ambientes reais. Nesse exemplar, fizemos para quase 100% dos projetos, tudo conectado a nossas redes sociais e portal digital. E tem mais novidades tecnológicas vindo por aí... E por fim, temos um evento, que celebra tudo isso, conecta pessoas, negócios e da ainda mais visibilidade ao A/D.
Espero que desfrutem desse nosso exemplar de 18 anos, naveguem no tour virtual, leiam os conteúdos que publicamos, apreciem os belos ambientes dos profissionais. Nossas portas estarão sempre abertas.
Boa leitura!
Thiago Araujo