Matérias

 

A arte e a valorização dos espaços

O conceito dos traços...

A arte de Elano conecta o preto e branco e a simplicidade da vida com perfeição. Seus traços refletem sobriedade e sofisticação, muito suave, mas envolvente e marcante. “Meu conceito envolve a essência dos traços, é traduzir a arte na medida exata do pouco que tudo diz”, filosofa.

Seus trabalhos apresentam poucos e significativos traços, que provocam encantamento. A identidade nasce da essência que ele preserva: uma precisão poética firme em traços leves e linhas não contínuas. “Uma arte singular, complementada pelo imaginário de cada um”, afirma.

elano passos1

Elano Passos e a arte: como tudo começou...

“A arte muitas vezes já faz parte do subconsciente criativo, sem percebermos. Precisa de um momento especial para que tudo ganhe forma, como uma gota de tinta que se espalha pela tela”. As palavras do artista plástico Elano Passos definem bem o despertar da arte para o artista.

“Essa gota para mim tomou uma proporção maior e se transformou no meu mundo em preto e branco, a partir de uma noite de desenhos com meu filho. Ali surgiu o primeiro traço, que hoje é minha identidade”, conta. A atuação como designer facilitou essa transição.

Materialização das obras…

Elano Passos explica que existe uma especificidade que acompanha o processo criativo, do briefi ng com o cliente à finalização da obra. “Esse miolo, entretanto, não existe regra para criar. O que existe é o momento certo da inspiração”, ressalta.

As ideias vão surgindo, até o gatilho estalar. “Aí preciso estar pronto, com papel e caneta, para registrar a memória criativa”, diz. A inspiração vem de diversas formas: “Desenhando no guardanapo, durante um cafezinho, observando as ruas e comportamentos, na imersão de um tema qualquer, mas sempre de forma humanizada”.

elano passos2

elano passos3Mercado de obra de arte na Bahia

O mercado baiano tem se mostrado acolhedor com o profissional e suas obras de arte, diz Elano. Mas ainda há

muito no que avançar. “Em diversos aspectos, como espaços de artes, fomento de mercado, recursos para capacitação de novos artistas, apoio às novas iniciativas”, pontua.

O artista ressalta que esse cenário atual é fruto da luta de grandes artistas. “O acesso à internet também ajudou, para que as pessoas entendessem mais o mundo da arte em expansão com muita qualidade. E aí surgiram belos projetos de profissionais baianos de arquitetura e design de interiores”, defende.

elano passos4Obra de arte x decoração

“Como imaginar um espaço decorado sem arte?”, questiona Elano. Ele destaca que a arte reflete o sentimento da pessoa, expressa a sua cultura. “Os olhares são direcionados para ela. Essa curiosidade contribui ainda mais para que seja provocativa e essencial na decoração”, afirma o artista.

Ele acrescenta que não basta adquirir uma obra de arte e expor. “É necessário que todo o ecossistema esteja conversando. Por isso, é importante que o projeto conecte iluminação, mobiliário, cores etc, para criar um espaço realmente encantador”, destaca.

A capa do AD…

elano passos 5

“O convite para criar a capa da principal publicação do segmento na Bahia me deixou muito feliz. Como eu gostaria que fosse uma arte exclusiva, fui entender os pilares que sustentam o anuário e o perfil do público para iniciar a conceituação”, explica Elano.

O conceito macro foi o enxergar de dentro para fora e de fora para dentro. Essa conexão permitiu a criação simultânea das duas principais capas. “A partir daí, o nível de percepção aumentou, e veio a noção dessa troca do interior com o exterior. Viver simples, é viver bem. Viver simples, é viver do seu jeito”, explica.