O termo mesa posta refere-se à organização da mesa para uma refeição, montada com pratos, talheres, copos, guardanapos, jogos americanos e objetos decorativos. Dá para criar um cenário elegante ou descontraído, a depender do objetivo, em qualquer refeição do dia, do café da manhã ao jantar, passando pelo brunch e café da tarde. Para além da questão estética, a mesa posta se traduz em atenção e momento especial.
“A mesa posta faz a diferença em todos os momentos, pois demonstra carinho, seja para a pessoa que você receberá ou para você mesmo
desfrutar do prazer degustativo e visual da alimentação”, explica Celeste Leão. Expert no assunto, a arquiteta já assinou coleções de jogos americanos e costuma organizar mesas temáticas em eventos especiais.
Apesar de ser alternativa para qualquer ocasião, algumas datas pedem um capricho maior com a mesa. “Existem datas imprescindíveis para se montar uma bela mesa, como o dia das mães, dos pais e dos namorados, Natal, Réveillon, festas juninas e comemorações de aniversários”, destaca.
Acervo básico
Para quem quer se arriscar e começar a montar mesas mais frequentemente, a arquiteta Celeste Leão chama a atenção para a necessidade de adquirir um acervo básico de itens.
“É necessário ter conjunto de louças, talheres, taças e copos, jogos americanos, toalha, guardanapos, objetos decorativos e flores, que podem ser artificiais ou naturais”, conta. Mas se a ideia é organizar uma mesa pontual ou esporadicamente, a dica é buscar empresas que alugam itens ou montam a mesa na residência do cliente.
Se você está no primeiro time, que quer ter um kit básico em casa, Celeste Leão dá dicas do que investir. “Eu sugiro ao bom anfitrião ter uma boa louça branca, talheres de prata de lei ou inox e copos em cristal translúcido. De resto, dá para variar nos jogos americanos ou toalhas, guardanapos e porta-guardanapos. Estes já fazem um diferencial. E, claro, usar o bom senso, uma pitada de amor e acolhimento”, ressalta.
Cores na mesa posta x decoração de casa
Se a decoração de sua casa tem muitos pontos de cor, e você se pergunta como conectar isso com a mesa posta, pode se despreocupar. De acordo com Celeste Leão, não há necessidade de criar um link entre esses elementos.
“A mesa posta será o centro das atenções, o elemento que dará a coesão entre os presentes no seu evento. Portanto, não precisa criar um link”, afirma.
Regras básicas de etiqueta
Formalmente, existem algumas regras básicas de etiqueta a serem seguidas, relacionadas à organização e utilização dos itens da mesa posta, mas a arquiteta Celeste Leão conta que esse é um mero detalhe que pode ser deixado de lado. “Com a vida moderna e atribulada que temos, o amor envolvido nessa montagem já é suficiente para receber seus convidados, sejam amigos, familiares ou seu namorado”, tranquiliza.
Dicas para uma boa mesa posta
Ficou com vontade de se arriscar na montagem de uma mesa posta? Celeste Leão dá três dicas, para você começar:
- Bom gosto e afeto;
- Escolher um tema, uma cor predominante e manter esse foco;
- Adquirir um acervo básico.