A cor na decoração: Significados e como escolher

As cores têm o poder de despertar sensações e afetar nossas emoções. Existem estudos aprofundados que visam à compreensão desse processo, a fim de demonstrar como o cérebro humano percebe a cor, a identifica e transforma em sentimentos. Diante de tudo isso, você consegue imaginar a importância das cores na decoração? A partir de escolhas estratégicas, dá para construir uma atmosfera perfeita para despertar boas sensações e acalmar as emoções

Psicologia das cores

A cor comunica e exerce influência no nosso dia a dia. A partir dessa descoberta, as áreas de conhecimento que trabalham com cores ganharam uma aliada, a psicologia das cores.

Lá nos séculos XVII e XVIII, Isaac Newton percebeu que a luz branca, ao passar por um prisma, projetava outras cores.

Depois, o escritor e poeta Johann Wolfgang von Goethe refletiu sobre o assunto e publicou a obra Teoria das Cores, que inicia a investigação de como as cores influenciam o comportamento humano. Décadas mais tarde, a socióloga Eva Heller publicou “A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão”.

A cor na decoração

A definição da paleta de cores em um projeto arquitetônico ou de interiores perpassa por muitas questões, incluindo o gosto do cliente. Isso significa que a cor efetivamente deve ser escolhida com base na percepção do cliente e na forma como ela interfere em sua rotina.

A cor é fundamental para o conceito de um projeto. Quando você pensa em sua cor favorita, essa informação revela muito sobre você. E essas revelações têm relação com fatores sociais, culturais, emocionais e racionais. O que isso nos diz? Que as cores não apenas despertam sensações, mas também refletem essas emoções em nós.

As cores e seus significados

Se você está na dúvida sobre a cor do projeto, tem dois caminhos. Optar aleatoriamente pelo tom que considera bonito ou fazer uma escolha pautada no significado de cada cor. E aqui estão algumas das percepções coletivas das cores.

• Amarelo

O amarelo representa energia, vitalidade. Estimula a comunicação e a criatividade e ilumina o espaço.

Como nem tudo são flores, tons muito fortes podem causar distrações e atrapalhar o foco

• Azul

A cor azul é associada às sensações de confiança, segurança, paz, serenidade, tranquilidade, relaxamento. Para quem busca equilíbrio no ambiente, a cor pode ajudar.

Mas é importante ter atenção à função do ambiente. O azul mais forte pode despertar um efeito de letargia e melancolia.

• Branco

Cria um ambiente mais minimalista e aumenta a amplitude, estimulando paz, espiritualidade, pureza. Em excesso, traz monotonia e tédio.

• Preto

O preto é elegante e sofisticado. Mas em um cômodo pequeno pode gerar sensação de sufocamento.

• Vermelho

O vermelho tem relação com energia, paixão, amor e com o apetite. Traz calor e desperta afetividade. Mas sem exageros, para evitar ansiedade e agitação.

• Verde

Remete à natureza, simbolizando vida e desenvolvimento. Está ligado também à saúde, ao bem-estar e às boas energias.

Se a ideia é promover tranquilidade, fique nos tons claros, mas se quer subir o nível de energia, aposte nos intensos.

Escolha a cor certa

Na hora de fazer a escolha da cor para o ambiente, considere algumas questões:

– Analise a função do ambiente;

– Identifique o objetivo (amplitude, luminosidade etc);

– Determine o estilo predominante;

– Analise a incidência de luz;

– Defina o esquema de cores (monocromático, análogas, complementares);

– Escolha um tom de base e faça inserções equilibradas em outros tons;

Comments are closed.