Projetos sustentáveis: Uma tendência em prol da vida e do meio ambiente

A sustentabilidade é a única forma capaz de garantir a manutenção dos recursos naturais para a fruição das futuras gerações. A ação humana vem causando danos significativos ao meio ambiente, mas é também o homem quem pode, por meio de atitudes mais conscientes, contribuir para a preservação ambiental. E essa responsabilidade deve começar dentro de casa. Literalmente, porque você pode ser sustentável tanto no projeto arquitetônico quanto na decoração.

Mas o que é uma decoração sustentável?

O conceito de decoração sustentável nasce a partir da necessidade de adotar a sustentabilidade como estilo de vida. O que isso significa? Que o projeto de interiores e a arquitetura podem refletir essa forma de viver com ideias criativas e com a escolha mais consciente de materiais. E aqui vale incluir dois termos importantes nesse cenário: o reaproveitamento e a reciclagem.

Um projeto sustentável, seja ele de interiores ou arquitetônico, pode ser chique ou simples. Pode ser luxuoso ou minimalista, pode refletir o estilo contemporâneo ou o clássico. Um projeto sustentável pode ser boho, escandinavo, estilo hygge, futurista, campestre, pode ser o que você quiser. Porque sustentável não é o estilo do projeto, mas o conjunto de soluções que ele apresentará conectado com o lema da preservação ambiental.

A sustentabilidade precisa criar um elo entre três pilares: a sociedade, o meio ambiente e a economia local. Isso quer dizer que, ao pensar em um projeto sustentável, é importante idealizar estratégias e ideias que valorizem simultaneamente e de forma equilibrada esses três vértices. Ou seja, incluir pequenos produtores e cooperativas locais também faz parte de um projeto sustentável.

Dicas para ter mais sustentabilidade na decoração

Algumas soluções são fáceis e simples, então você pode começar por elas. De qualquer forma, o mais importante é você, enquanto cliente, dar um primeiro passo. Ou seja, pensar nessa opção e sinalizar para seu arquiteto ou designer de interiores que isso é uma prioridade para você.

E isso pode ser feito de várias formas, como, por exemplo:

• Escolha materiais de baixo impacto ambiental para os acabamentos e revestimentos;

• Opte por materiais que tenham alta durabilidade, assim, evitará substituições frequentes;

• Os móveis antigos são relíquias, você pode investir em restauros. O reaproveitamento é uma forma de sustentabilidade;

• No projeto arquitetônico, dá para valorizar a luz natural e economizar energia com soluções eficientes como as claraboias;

• E que tal construir um belíssimo jardim vertical e trazer o verde para dentro de casa?

• Existem soluções bem eficientes para reaproveitamento de água que dá para incluir em seu projeto;

• Valorize os empreendedores da região na hora de adquirir móveis e objetos decorativos;

• Inclua produtos que tenham sido feitos com materiais recicláveis em sua casa. Pallets, caixotes de feira, carretel industrial e garrafas, por exemplo, podem se tornar peças belíssimas;

Comments are closed.