Decoração para ambientes pequenos: o que priorizar

Decorar espaços compactos pode ser desafiador, mas com o conhecimento técnico necessário e um pouco de criatividade dá para transformar um pequeno ambiente em um lugar incrível. O ponto central da questão é identificar as prioridades do cliente e compatibilizar essas preferências, para entregar um projeto funcional, confortável e cheio de estilo. Se não dá para ter tudo, em razão do tamanho limitado, é fundamental entregar o que realmente funciona para a rotina do cliente.

A opção por espaços menores tem sido o caminho para realizar o sonho da casa própria ou do empreendedorismo de muitas pessoas. Também é uma escolha inteligente para quem busca uma vida de desapego e não precisa de muito espaço. Ocorre que os espaços reduzidos requerem também uma boa gestão do consumo de bens, para que não acabem amontoados de coisas. Então, para ter um espaço pequeno bem aproveitado, contar com a consultoria de um profissional é o melhor investimento que você pode fazer.

Dicas para espaços pequenos

Quando se trata de ambientes compactos, além de pensar no mobiliário, deve-se pensar também na ausência deles. Ou seja, na preservação e valorização das áreas de livre circulação. Afinal, a decoração também precisa permitir o trânsito das pessoas pelos cômodos com segurança. Especialmente se houver crianças, idosos e pessoas com limitação de movimentos, esse cuidado deve redobrar.

Um mobiliário mais leve, com linhas mais simples pode ajudar na missão, já que ocupa menos espaço. A escolha da cor também interfere no conceito, já que alguns tons proporcionam mais amplitude, enquanto outros trazem a impressão de confinamento. Vidros e espelhos são elementos importantes na decoração de espaços reduzidos, porque também auxiliam na percepção de amplitude.

A integração de espaços pode ser outra solução, quando viável. Investir na fusão da cozinha, da sala de estar e varanda criará um ambiente mais desafogado e espaçoso. E, claro, móveis planejados e multifuncionais farão a diferença para criar aquele clima perfeito e manter tudo em organização. E se você está mudando para um espaço menor, talvez seja hora de desapegar. Escolha o que vale a pena manter, se livre dos excessos e tenha um cantinho inteligente para chamar de seu.

Acolhedor, sim. Prático, também

Um ponto positivo dos espaços reduzidos é que eles, por si só, já trazem um ar mais intimista e acolhedor. E se você combina essas características com a funcionalidade, o resultado fica perfeito. Como já mencionamos acima, você, cliente, precisa ter clareza sobre suas prioridades, para que o profissional possa desenvolver um projeto que valorize essas prioridades. Assim, além de acolhimento e beleza, você terá funcionalidade no dia a dia.

Comments are closed.