Decoração funcional: Tenha um ambiente adaptando a sua rotina

Ter funcionalidade em casa é um requisito fundamental, especialmente nos dias de hoje, em que as pessoas mantêm uma rotina atribulada, para dar conta de tantas demandas. Além disso, com o período de pandemia, que culminou no confinamento de todos em casa, o conceito de funcionalidade foi elevado a outro patamar.

Mas por que ela é tão importante? Porque torna o dia a dia mais eficiente e ágil, trazendo praticidade na realização das tarefas. O resultado é a otimização do tempo. E tempo é sempre precioso. O bom é que dá para ter funcionalidade com um bom projeto de interiores. E é sobre isso que falaremos aqui.

O que é a decoração funcional?

A funcionalidade é um conceito relativo, porque ela só existe quando é pensada de forma personalizada. O que pode ser funcional para uns, pode não ser para outros. A decoração funcional entra nesse cenário, como a criação de um projeto pensado para atender as necessidades e o estilo de vida dos usuários daquele espaço.

Portanto, só é possível entregar um ambiente realmente funcional se o profissional faz uma anamnese completa acerca da rotina das pessoas, para compreender o que elas precisam para tornar o dia a dia mais ágil e independente. Entender hábitos e costumes, as práticas diárias, o funcionamento daquele cotidiano é o que trará elementos para o desenvolvimento de um layout funcional.

Critérios que contribuem com a funcionalidade

Quando falamos em uma decoração, existem inúmeras características ocultas por trás dessa expressão. Não se trata apenas do planejamento de armários para propiciar a organização. Vai muito além disso. Claro que a organização é um dos elementos que interferem na funcionalidade, mas não é só isso.

Um ambiente funcional deve também considerar seu papel social, a sua utilidade, a manutenção, o aproveitamento inteligente dos espaços, o posicionamento estratégico dos elementos e até a versatilidade de algumas peças do mobiliário ou decoração. Ademais, pensar em soluções que permitam o acesso ágil a objetos muito utilizados no dia a dia também é um ponto positivo.

Não basta ser funcional

Como o próprio título já diz, não basta ser funcional. Dentro de um planejamento de interiores, a funcionalidade deve agregar valor ao projeto. Ou seja, ela precisa estar associada a outros fatores relevantes para o cliente, como o conforto, o aconchego, a estética, o estilo etc. Não importa se o cliente quer uma decoração minimalista, clássica ou industrial. A funcionalidade deve ser pensada respeitando esse estilo.

Um projeto de interiores deve apresentar um excepcional e harmonioso equilíbrio entre a funcionalidade, a estética e o estilo, respeitando os gostos do cliente e aquilo que ele considera essencial. Afinal, a ideia é construir um projeto individual, exclusivo, único, que tenha personalidade e represente o seu conceito de viver bem. E isso vale tanto para um projeto residencial quanto para os corporativos.

Dicas para ter um ambiente mais funcional

Se você é cliente, antes de contratar um profissional, faça um levantamento de tudo o que facilitaria o seu dia a dia. Quais soluções você gostaria de ter em casa? O que te faz perder muito tempo? Quais atividades você gostaria de executar com mais praticidade? Dedique um tempo a refletir sobre isso e levantar essas informações. Isso ajudará demasiadamente o profissional a pensar em um projeto conectado com sua necessidade.

É importante lembrar que um projeto de interiores deve ser pensado dentro da união de forças entre cliente e profissional, a fim de que as escolhas sejam bem feitas e o resultado final reflita a real necessidade do cliente. Afinal de contas, não adianta ter um espaço lindo, confortável e luxuoso, se ele não torna a sua vida mais fácil no manejo diário.

Comments are closed.