A inspiração para um projeto de arquitetura ou design de interiores pode vir de qualquer nascedouro. As criações surgem da conjugação de cinco fatores: o nível de conhecimento técnico do profissional, as suas vivências, a criatividade, a contribuição do cliente e o universo interminável de elementos que estão à disposição.
Entre esses recursos, e talvez um dos mais enriquecedores, está a diversidade cultural existente mundo afora. Além de oferecer lampejos impulsionadores, as tradições culturais ajudam na construção de ambientes exclusivos, repletos de propriedades e de personalidade.
O processo de decorar um espaço, por si só, já é uma manifestação de cultura e arte. Preencher um ambiente também significa expressar sentimentos e individualidades. O design de interiores vai muito além de simplesmente escolher entre cores, mobiliários e acabamentos, ele assume a missão de despertar emoções.
Essa tarefa fica mais fácil quando o profissional lança mão dos subsídios oferecidos pelas tradições culturais que fazem sentido para o cliente. Ao introduzir simbolismos e costumes na decoração, o espaço não apenas acolhe o indivíduo, mas também conta histórias, resgata memórias e passa a abrigar uma enormidade de lembranças especiais.
Explorando as tradições culturais na prática
O mais interessante disso é que, quando o assunto decoração, vale tudo o que for agradar o cliente, incluindo-se aí a combinação de diferentes referências culturais. Aqui, o importante é ter um repertório eclético, para criar projetos com conceitos claros e visualmente interessantes, que fujam do caricatural, mas mantenham a autenticidade.
Claro que o projeto deve ser pensado com base no estilo do cliente, para aperfeiçoar as suas preferências, satisfazer as suas necessidades e surpreendê-lo positivamente. Dá para utilizar artefatos culturais, artes decorativas, padrões de tecidos, esculturas, vasos, pinturas, fibras naturais, mosaicos, cores etc. O que importa é manter a referência nas escolhas.
Ideias para inspirar
Para impulsionar a criatividade na exploração das tradições,
trouxemos três ideias.
Etnicidade
A etnicidade é o que distingue um grupo de outro, que floresce a noção de pertencimento. É possível optar por elementos que façam a conexão entre a decoração e a ancestralidade, criando ambientes mais afetivos e reconfortantes.
Misticismo
Outra forma de materializar as tradições culturais na decoração é trazer um pouco do misticismo, reverenciando a espiritualidade. Utilizar elementos que reforçam o espiritual agrega valor cultural e desperta emoções ligadas à paz e à tranquilidade.
Natural
A natureza é fundamentalmente importante para várias culturas, portanto, pode ser uma forma de reforçar tradições na decoração. Utilizar itens que representem a flora, a fauna, os quatro elementos, o sistema solar, as fases da lua etc ajudam na ressignificação do ambiente
Usar referências históricas e culturais, além de transformar espaços, também é uma maneira de disseminar as tradições, mantendo-as vivas na sociedade.