Os rooftops chegaram para ficar. O conceito reúne elementos essenciais para a qualidade de vida nos centros urbanos. Dentre eles, estão: vista panorâmica, ar livre, paisagismo, áreas de sombra, iluminação adequada e infraestrutura de entretenimento. Sua tradução ao pé da letra é telhado, mas a expressão denomina um espaço confortável e agradável no topo de um empreendimento, com muitas funcionalidades. A ideia é criar um ambiente propício para os usuários desfrutarem de uma experiência diferenciada e privativa.
Vantagens de incluir o rooftop no projeto
As vantagens de apostar em um projeto com rooftop podem variar a depender da usabilidade do empreendimento, se é residencial ou comercial. Alguns possuem acesso aberto ao público geral, enquanto outros restringem a entrada a moradores ou hóspedes. Mas é certo que, independente da funcionalidade, todos guardam muitos benefícios comuns:
- Os rooftops valorizam o imóvel;
- Conseguem proporcionar um ambiente social com mais privacidade;
- Promovem uma experiência única para o usuário do espaço;
- Agregam uma fonte rentável de receitas para os imóveis empresariais, atraindo mais investidores;
- Dá para incorporar soluções sustentáveis, como painéis solares e telhados verdes, garantindo eficiência energética e reduzindo a poluição;
- Ótima opção para agricultura urbana, oferecendo espaço para cultivar vegetais, legumes, plantas medicinais, ervas e até flores;
- Melhora consideravelmente a qualidade de vida em meio à selva de pedra.
Projetos residenciais x comerciais
Não há como negar que o rooftop já é tendência nos projetos arquitetônicos. Nas plantas residenciais, esse espaço ao ar livre tem sido aproveitado, na maioria dos casos, como extensão da área social. Assim, dá para utilizar o espaço como, por exemplo, academias, piscinas com borda infinita, área de eventos ou gourmet e até hortas urbanas, funcionando como um terraço com conceito aperfeiçoado.
Nos projetos comerciais, também é cada vez mais comum incluir esse tipo de construção. Os prédios, hotéis, restaurantes e afins ganham um ambiente que enaltece a cobertura e amplia a funcionalidade. Existem diversos rooftops espalhados pelo Brasil e pelo mundo oferecendo vivências singulares regadas a muita música, drinques e gastronomia. Há outros que inovam com degustação de vinhos, implantação de telescópios etc. Aqui vale a criatividade para incrementar o entretenimento e criar destinos disputados.
Design Biofílico em alta
Uma característica que está emergindo nos projetos de rooftop é o design biofílico. A proposta é criar um layout que viabilize a conexão com a natureza dentro das construções, contribuindo com a saúde e bem estar dos usuários. Os rooftops tornam-se, assim, ambientes mais propícios ao relaxamento, reduzindo os níveis de estresse crescente no dia a dia das grandes cidades. A solução surge em meio ao conceito de urbanismo inteligente, em que o design de interiores, assim como a arquitetura, passam a funcionar como instrumentos transformadores de ambientes, em prol do conforto não apenas físico, mas também mental e social.